-->

30/04/2018

Resenha | O Teste - Joelle Charbonneau

Titulo Original: The Testing
(Trilogia O Teste #1)
Autor (a): Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
Gênero: Distopia
Sinopse: "No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?"
Um mundo que após uma Terceira Guerra Mundial ainda passa fome e sofre com a falta de recursos para população, a maneira de encontrar pessoas inteligentes que possam realizar coisas importantes para melhorar  a sociedade é o Teste um programa das Nações Unificadas que seleciona os melhores alunos das colonias para cursarem a faculdade e assim se tornarem o futuro da nação pós - guerra. Mas depois que se é escolhido, não é dada a opção de recusa.  Malencia Vale - Cia - se preparou e se dedicou muito para ser selecionada para o Teste, e no dia de sua formatura , onde ela e todos os jovens de sua colonia passariam a ser considerados adultos, ela espera ser selecionada mas isso significaria deixar tudo para trás, sua família, sua colonia e nunca mais voltar.  Quando o momento chega ela é selecionada, com alguns colegas de classe.

 Quando ela vai para casa se despedir de sua família e pegar alguns pertences, seu pai que havia frequentado a Universidade lhe dá um conselho: não confie em ninguém. Ele lhe conta que o teste é muito mais do que parece ser, ele não se lembra muito porque todos os participantes que concluem tem suas lembranças removidas, mas ele sofre de sonhos horríveis que parecem reais. Com essa revelação, Cia fica muito mais preocupada do que poderia estar por vir.

 Da colonia de Cia também foram selecionados três jovens, Tomas Endress, Malachi Rourke e Zandri Hicks. Quando Zandri questiona o que aconteceria se algum deles se recusasse a ir, eles são informados que a lei impõe que o candidato seja punido e pague com a vida.  Sendo assim eles vão para a capital Tosu City , com expectativas de se superar para passar nas provas. Mas chegando lá o clima é tenso, e a cada nova etapa fica mais difícil, e Cia tem que ser corajosa para lidar com seus colegas que farão de tudo para superar uns aos outros. 

 Narrado em primeira pessoa O Teste é uma distopia que eu estava a tempos querendo ler, e é com muita felicidade que eu digo que ela me surpreendeu e me prendeu que eu terminei o livro em uma madrugada. Mesmo havendo diversas semelhanças com algumas distopias em nenhum momento eu senti que já tinha lido isso antes, e todas as coisas que eu imaginei que aconteceriam, foi bem pior do que o imaginado. Um dos personagens que eu mais desconfiei foi Tomas, ele é quem fica do lado de Cia em todos os momentos, protegendo e cuidando, no final ele não era o que eu esperava. Cia também é uma protagonista inteligente e calculista que se superou nas minhas expectativas.

 É um livro que me fez refletir muito e sentir até um certo medo, pois até que ponto as mentiras impostas por aqueles que governam o nosso mundo hoje, podem surgir efeitos desastrosos no futuro? tem como ler distopias e não imaginar que poderia acontecer de verdade? A escrita da Joelle me cativou muito, é muito rica em detalhes de forma que não deixou a leitura cansativa. E assim continuou no segundo livro (que jajá sai resenha). 

“Talvez seja a marca de um líder real. Admitir um erro foi cometido e encontrar uma maneira de pará-lo a todo custo. ”

13 comentários:

  1. Garotaaaan!!!
    Eu comprei esse box a anos atrás e simplesmente esqueci que tinha ele!!!
    Comprei no ápice da febre de distopias, como Jogos Vorazes e Divergente!
    Adorei ver sua resenha e estou mega feliz que você amou!!!
    Vou correndo então tirar a poeira dos meus livrinhos e começar a leitura!!

    Obrigado pela dica!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna.

    Eu tenho muita vontade de ler este livro, principalmente por ser uma distopia. Esse gênero tem me conquistado muito. E lendo a sua opinião, a curiosidade foi despertada porque tem tudo para ser uma leitura rica em detalhes. Dica anotada e parabéns pela resenha.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    A capa desse livro sempre me chamou a atenção, mas nunca tinha lido uma resenha. Adorei saber mais sobre sua opinião. Vou deixar a dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Leio bem pouca distopia e essa é uma das que não me chama atenção, então saber que o livro de prendeu a ponto de ler em uma madrugada é interessante, ainda mais por ter o capacidade de fazer o leitor refletir. Vou olhar com outros olhos para ele de agora em diante.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente, não era o que eu estava esperando. Achei que era só mais uma distopia igual as outras. Achei bem legal e vou anotar a dica! Beijos!!!! www.dudarazzera.com

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito de ler distopias, poucas realmente me chamam atenção, essa me pareceu bem diferente comparado ao pouco que eu conheço, sem contar que foi uma experiência boapara vc!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna,
    Esse livro está na minha lista há anos hahahahaha, mas vou passando coisas na frente e nunca consigo ler, só quando vejo resenhas como as suas que me lembro de que quero lê-lo. Aliás, ótima resenha, despertou meu interesse de novo.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  8. Comprei os livros faz um tempão e ainda não li, sua resenha show me motivou a investir na leitura o quanto antes.

    Bjos
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  9. Aaaaah lendo sua resenha, me lembrei que ganhei essa série e não li ainda!! Que gafe!
    Adorei suas impressões e muito feliz que tenha gostado, já que eu também irei ler. rsrs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Nunca tinha visto, mas pelos comentários vi que é bastante conhecido. Não é um genero que leio deve ser por isso. Mas achei interessante, parece ser bem empolgante!

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu tinha ganhado esse livro num sorteio, mas nunca li. Acabei dando o livro para outra pessoa. Mas pela sua resenha deu para ver que é uma história interessante.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Lembro de ter amado esse livro quando o li! Foi uma das melhores distopias que eu tinha lido, e nossa, que livro! Mas aí li o segundo e o terceiro e bem... não curti muito. Acho que tenho um problema com desfecho de distopias...haha' Mas espero que você goste deles :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá aqui é Bruna
Obrigada por deixar sua opinião , ela é sempre muito importante e será lida assim que puder .

- É proibido qualquer tipo de ofensa e palavras de baixo calão.
- Aceitamos criticas construtivas
Obrigada!

© FLORESCENDO LIVROS - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: BRUNA MACENA.
Tecnologia do Blogger.