-->

12/03/2018

Resenha | O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

Titulo Original: Miss Peregrine's Home For Peculiar Children
Autor (a): Ransom Riggs
Editora: Leya
Páginas: 336
Gênero: Fantasia, Aventura, Ficção Cientifica
Nota: 
Sinopse:Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.

   Jacob Portman cresceu ouvindo as misteriosas histórias da infância de seu avô Judeu, que na Segunda Guerra Mundial precisou deixar sua família e foi parar na ilha do País de Gales em um orfanato. Ele sempre contou histórias sobre as crianças diferentes que ele conheceu e com isso Jacob cresceu imaginando essas histórias, porém duvidando delas. Até que um dia em seu trabalho, Jacob recebe a ligação de seu avô avisando que algo irá acontecer e que ele precisa se proteger, sabendo que o avô atingiu uma idade avançada ele decide ir até ele, para saber o que estava acontecendo.  Ao chegar lá ele procura pelo avô no quintal quando o encontra todo ensanguentado, e como último pedido ao neto ele pede para que ele saia dali, e siga para o orfanato da Srta. Peregrine pois lá ele estaria protegido e ao olhar em volta ele se depara com uma criatura enorme e horrível.

Mesmo após muitas consultas ao psiquiatra, Jacob acaba se convencendo que aquilo que ele viu poderia ser um resultado do trauma de ver seu avô falecer. Mas mesmo assim ele decidi tirar a prova e convence seus pais a deixa-lo passar uma semana na ilha, com a desculpa que queria muito conhecer mais sobre o passado de seu avô. Chegando lá ele parte em busca do local onde se encontrava esse orfanato, com as esperança de conseguir mais informações. Mas lá ele se depara com uma casa velha, destruída, que haveria sido atingida por uma bomba durante a guerra alemã, assim matando todos que lá estava até a Srta Peregrine.


 Quando ganhei esse livro de presente, o filme estava quase para ser lançado e mesmo assim eu demorei para realizar a leitura, minha primeira impresão foi ótima a narrativa é muito mistériosa deixando o leitor cheio de perguntas e as imagens funcionam perfeitamente juntos, muitas coisas são introduzidas na história como a família de Jacob que passa por alguns problemas, como a profissão de escritor  do pai. Tem momentos que eu me perguntei se tudo aquilo não estava de fato se passando na cabeça de Jacob, me perguntei o que o escritor teria guardado para o final e mesmo sabendo que se trata de uma trilogia fiquei um pouco decepcionada com o final do primeiro livro. 

Mesmo a narrativa sendo ótima, cheia de imagens que compõem o livro perfeitamente não foi uma leitura que me cativou a continuar lendo os próximos livros, achei Jacob saiu em busca de mais respostas sobre o passado de seu avô e acabou encontrando uma busca para ele mesmo, sinto que o livro é enigmático e digno de ser uma obra produzida por Tim Burton, porém vai levar um tempo até que eu me sinta pronta para continuar.

“Tentei me convencer da sorte que tinha pela vida segura e nem um pouco extraordinária que eu nada fizera para merecer”.

14 comentários:

  1. Olá!
    Parece que esse livro divide as opiniões né. Vejo resenhas de pessoas que adoraram, de pessoas mais "neutras" como você e de pessoas que detestaram. Eu, particularmente, não me interessei pela premissa dessa história então não vou nem começar a leitura dessa série.
    Adorei sua sinceridade na resenha. =)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruna!
    Gostei muito da sua resenha e dos pontos levantados por você! Quando esse livro estava dentro do hype do booktuber e dos blogs literários eu até tinha bastante vontade de lê-lo. Mas com o passar do tempo não sei se seria uma leitura que me agradaria. Acho que até por isso ainda não fiz questão também de assistir ao filme, que pelo o que dizem está bem ruinzinho, né?

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie como vai?
    Eu assisti ao filme e adorei, e já tive muita vontade de ler a obra, sempre que vejo uma resenha tenho de novo vontade de ler mas infelizmente o hype todo em cima dele me deixou meio desmotivada sabe? Porque já li um livro bem hypado e me decepcionei demais, dai fico na duvida se leio ou não esse, se posso me decepcionar.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Confesso que, com esse livro, fico sempre com vontade de ler e perdendo. Sua resenha me deixou intrigada, mas, ao mesmo tempo, não me sinto tentada a ler como esperaria sentindo essa curiosidade. Não assisti ao filme por ter o mesmo sentimento, então acho que deixo anotada a dica para quando a vontade surgir mais forte mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Teve um tempo, na época do lançamento do livro, que eu quis iniciar a leitura dos livros, mas sabe quando falta uma motivação na história pra te fazer querer mesmo ler? Aconteceu comigo, aí fui deixando passar e, hoje, não sinto mais vontade de ler. Já vi outras pessoas dizerem que se decepcionaram com o primeiro livro e confesso que isso me deixa ainda mais afastada da narrativa.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Também li esse livro ano passado e como você ele não me cativou a continuar lendo os próximos livros. Gostei da sua resenha e da maneira como colocou a sua opinião.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo a trilogia, adorei os mistérios e a pegada Tim Burton rsrs que você comentou, amo o Tim, mas eu li os três em sequencia então foi mais fácil compreender tudo. Dê uma chance e termine a trilogia, vale a pena.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu confesso que esse livro é de uma narrativa bem arrastada e não me senti envolvida com a história, mas até que curti a adaptação cinematográfica. Não sei se leria os outros volumes.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna
    Eu adorei o livro, mas percebo que é um livro que divide opiniões
    O bacana da leitura é isso mesmo, na minha opinião. Alguns gostam, outros não.
    Percebo também que quanto maior a expectativa, maior a chance de me decepcionar com a leitura...rs
    Gostei da sua sinopse e das fotos
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu tenho vontade de ler esse livro, mesmo ele não sendo amado por todos, como foi o seu caso. Gosto do título e considero diversos pontos da trama interessantes.

    ResponderExcluir
  11. Hello! Então, gostei do livro e até gostei do filme, apesar das mudanças realizadas, estou conseguindo não me irritar tanto com o cinema, huauauau. Uma pena você ter tido essa reação, mas é assim que a vida segue. Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro anos atrás quando ele não era hypado, mas eu não gostei. Talvez eu tenha lido na hora errada e depois nunca mais tentei rs
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  13. Oii! Poxa, que pena que a obra não te cativou muito. Essa história parece conter um mistério bem interessante em relação ao passado do avô do Jacob e sobre o orfanato. Fiquei curiosa para conferir essa história, ainda mais quando o filme foi lançado. A sua resenha está ótima, vou anotar a sua dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  14. Hey!

    Eu já li o livro e esperava mais, bem mais, ler a continuação não está nos meus planos rs

    Adorei sua resenha e a forma como você a abordou.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá aqui é Bruna
Obrigada por deixar sua opinião , ela é sempre muito importante e será lida assim que puder .

- É proibido qualquer tipo de ofensa e palavras de baixo calão.
- Aceitamos criticas construtivas
Obrigada!

© FLORESCENDO LIVROS - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: BRUNA MACENA.
Tecnologia do Blogger.