-->

16/02/2018

Resenha | A Garota No Trem - Paula Hawkins


Resultado de imagem para a garota no trem
Titulo Original: The Girl On The Train
Autor (a): Paula Hawkins
Editora: Record
Páginas: 378
Gênero:  Thriller
Nota: 
Sinopse: Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Janson –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.

Quando eu comecei a ler A Garota do Trem, eu logo descobri que seria um daqueles thrillers psicológicos que eu não conseguiria largar até terminar. A narrativa começa logo mostrando o ponto de vista das personagens principais Rachel, Anna e Megan. e com a visão de cada uma delas, nós vamos conhecendo aos poucos o que realmente está acontecendo. 

Rachel está em um péssimo momento em sua vida, primeiro que ela foi traída pelo seu marido, teve que se divorciar e ainda foi expulsa da sua própria casa. Depois de cair em uma depressão e se viciar em bebidas alcoólicas ela foi acolhida por uma amiga, com vergonha de admitir que está desempregada ela pega o mesmo trem todos os dias, onde ela passa na frente de sua antiga casa e vê seu ex-marido curtindo a nova família. Todo santo dia ela pega o trem das 8h04 e na volta ás 17h56 é nessas idas e vindas todos os dias que ela fica imaginando uma vida, para um casal que mora em uma das casas que ela observa, ela imagina uma vida perfeita (que ela queria para ela), até o dia que ela vê a moça da casa com outro homem, diferente daquele que ela sempre estava que deveria ser seu marido. Até que em uma das suas viagens, Rachel fica sabendo do sumiço de Megan, a moradora daquela casa, cuja ela observava sem nem saber  o nome. 


Com a narrativa de Megan podemos entender mais sobre ela, e aos poucos podemos montar  o quebra-cabeça com o que Rachel viu da janela do trem, montando assim várias teorias sobre o que pode ter acontecido. Fora que a versão de Anna que é uma esposa dedicada com um bebê recém - nascido e um esposo dedicado, deixa muitas vezes a gente duvidando se o que Rachel narra realmente acontece, já que ela é uma alcoólotra (e da para entender que ela não superou muito bem o fim do relacionamento), então mesmo quando ela começa a se recordar o que ela fez no dia em que Megan desapareceu, o leitor pode desconfiar de qualquer pessoa, porque todos parecem envolvidos.

Desde que eu comecei a juntar as peças e ir encaixado a versão de todo mundo em uma só, eu notei que apesar de serem três mulheres muito diferentes, a forma como as coisas se complicam na vida dela são muito semelhantes, então eu desconfiei que apenas uma pessoa estivesse ligando todas elas. Eu não consegui largar até terminar, o final me deixou de queixo caído e muito satisfeita. Senti necessidade de saber o que poderia ter acontecido com elas depois, como estaria a vida delas hoje por exemplo. 


É um livro com uma narrativa envolvente que não deixa o leitor largar até resolver esse mistério. Foi o primeiro livro da autora que eu li, foi meu primeiro contato com sua escrita e apesar de escutar muitas criticas sobre a narrativa entre as personagens serem muitos parecidas, eu achei genial a forma como ela ligou a vida dessas mulheres e nos mostrou um final talvez nem tão esperado para todos.
“Ontem à noite, sonhei que estava na floresta, caminhando sozinha. Começava a amanhecer ou anoitecer, não sei bem, mas havia mais alguém ali comigo.” (Pg.203)
Essas imagens lindas eu encontrei aqui  

 

11 comentários:

  1. Oiie. Eu amei a resenha. Eu achei bastante obvio o assassino e tals, mas as motivações foram o que mais me impulsionaram a gostar da leitura. Mas concordo e muito com você quando diz que faltou um depois. Realmente foi uma falha da autora.
    Amei a resenha.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica
      Que bom que gostou, o livro realmente me surpreendeu e eu gostei muito da escrita da Paula.

      Excluir
  2. Oii, tudo bem? Eu quase comprei esse livro mas desisti por causa das críticas negativas. Apesar de já ter lido o segundo livro da autora e ter amado sua escrita. Agora lendo sua resenha me arrependo por não ter comprado.
    Com certeza lerei um dia.
    Parabéns pela resenha.
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Que bom que gostou, olha um dia compre e tire suas próprias conclusões, mas acho que não vai se arrepender viu?
      Beijos

      Excluir
  3. Oie
    Nunca li nada da autora, mas tenho muio interessante, principalmente por se tratar de um gênero que eu adoro. Muito bacana saber que o livro te prende e te instiga a resolver o mistério, espero conseguir ler em breve. Que bom que curtiu a leitura.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim é uma leitura de suspense a flor da pele, espero que goste..

      Excluir
  4. Muita gente gosta muito dessa autora e elogia bastante a escrita de seus livros, fora que esse foi adaptado para o cinema, né? Eu já tive curiosidade mas ainda não consegui ler.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Sim, espero que você goste da leitura e assim assista o filme que também ta demais..

      Excluir
  5. Oie
    ai que ótimo saber que gostou, é bom saber mais ainda sobre a história e uma opinião pois o livro está aqui na minha estante e está entre minhas próximas leituras, minha expectativa esta cada vez maior, adorei a dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Espero que assim como eu, a leitura te prenda e você consiga resolver esse mistério..

      Excluir
  6. olá! Amei muito esse livro. Gostei do fato de todas as personagens serem falhas e cheias de defeitos... então ngm é completamente inocente. Gostei da adaptação para o cinema tbm.
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá aqui é Bruna
Obrigada por deixar sua opinião , ela é sempre muito importante e será lida assim que puder .

- É proibido qualquer tipo de ofensa e palavras de baixo calão.
- Aceitamos criticas construtivas
Obrigada!

© FLORESCENDO LIVROS - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: BRUNA MACENA.
Tecnologia do Blogger.