-->

25/11/2017

Resenha | O Diário de Anne Frank - Anne Frank

Resultado de imagem para diario de anne frankTitulo Original: Diary Of Anne Frank
Autor (a): Edição Definitiva por Otto H. Frank e Mirjam Pressler
Editora: Record
Páginas: 351
Gênero:
Nota:
Sinopse:12 de junho de 1942 – 1º de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de longos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente foi para Auschwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. A força da narrativa de Anne, com impressionantes relatos das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus, faz deste livro um precioso documento. Seu diário já foi traduzido para 67 línguas, e é um dos livros mais lidos do mundo. Ele destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum, problemas da transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião e, principalmente, revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento. 


Demorei muito tempo para criar coragem para ler livros que falam sobre o holocausto, mas eu sentia que eu tinha que conhecer a história de Anne, mesmo que eu ficasse com o coração na mão. Existe algo muito mágico em ler o diário de uma pessoa, uma delas é conhecer mais a fundo o que a pessoa estava sentindo e isso é maravilhoso..

O Diário de Anne Frank conta uma pequena parte de como era a vida de Anne uma adolescente judia, de classe média alta que junto de sua família, precisou fugir em meio a Segunda Guerra Mundial e se esconder no anexo secreto localizado em um escritório de trabalho contando apenas com a sorte para não serem descobertos. No anexo secreto eles dividiam espaço com mais uma família e um senhor, eles tinham regras como ficar em silêncio total o dia todo, ninguém nunca sair de casa e manterem segredo absoluto sobre o esconderijo.


É incrível como mesmo com tudo que estava lhe acontecendo na época, Anne consegue passar em tudo que escreve uma força e uma leveza de uma adolescente de 15 anos que tem sonhos e inseguranças como qualquer outra, que mesmo com todo o medo e ansiedade, tenta ser forte o máximo que pode.

Ela era uma menina que vivia trancafiada em um lugar pequeno com outras pessoas, sofrendo com medo e fome e sem nenhuma certeza de um amanhã melhor. Ela era apenas uma criança em meio a tanto sofrimento e que com o passar do tempo foi amadurecendo ainda mais, fica claro quando se está lendo o amadurecimento dela. Ela escreve sobre questões muito sérias com opiniões muito fortes para a idade dela, que mostra a crueldade do ser humano com uma garota muito simples e gentil. 


Ao decorrer do livro podemos observar que ela escreve com medo constante do que pode acontecer, acompanhamos os sonhos, as descobertas femininas de Anne e até o descobrimento de se apaixonar. Ver como passar tanto tempo trancafiada tentando ficar vivos, faz as pessoas fazerem questão de qualquer coisa e até brigarem por coisas bobas, e é muito triste saber que todos os esforços de sobrevivência do grupo foram em vão, em agosto de 1944 eles foram descobertos e acabaram em campos de concentração, Anne e sua irmã morreram de tifo, sua mãe também morreu e o único a sobreviver foi seu pai Otto.

Enfim, o diário de Anne serve para nos mostrar o mais cruel momento da humanidade, tudo aos olhos de uma menina inocente que assim como outras milhares de crianças e adultos que teve sua vida interrompida de forma brutal por consequência das ideias desumanas de Adolf Hittler.

"Quando escrevo, sinto um alívio, a minha dor desaparece, a coragem volta. Mas pergunto-me: escreverei alguma vez coisa de importância? Virei a ser jornalista ou escritora? Espero que sim, espero-o de todo o meu coração!" 
Eai Blogsfera querida, vocês já leram? gostaram? comentem ai!
Fiquem com Deus e até a próxima. 

42 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Esse livro é muito emocionante. Tenho um exemplar em casa, comecei a ler, mas tive que parar porque, na época, estava bem atarefada com a faculdade. Agora que estou com mais tempo livre, estou pensando em retomar a leitura. Mas o que li foi o suficiente para que eu gostasse muito da obra.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo sim e você?
      Olha como você já deve ter percebido vale muito a pena retomar a leitura porque o final é triste porém emocionante.

      Excluir
  2. Não importe o tempo que passe, as edições que lance, este livro sempre sera digno de uma nova leitura. Já perdi as contas de quantas vezes eu li e sempre que vejo uma nova edição eu quero.
    Adorei as fotos, assim como gostei de ver seu ponto de vista sobre a história.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Fico muito feliz de você ter gostado da minha resenha, sua opinião é muito importante para mim. Sinto que esse livro é muito importante para a formação de um leitor, além de ser narrado por uma criança nos passa muitos ensinamentos..

      Excluir
  3. Choro toda vez que leio, que livro e esse aquele livro de cabeceira que você respeita, muito feliz que passa ano e entra ano ele vai conquistando mais leitores, otima resenha senti seu sentimento latente.
    Beijos
    Anne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anne
      Sim, esse livro me arrebatou de um modo que eu não tenho palavras para descrever, que bom que você gostou!
      Volte sempre <3

      Excluir
  4. Oi, Bruna.

    Acredita que já li diversos livros dessa temática, ou seja, diários de meninas que viveram na guerra menos este? Fico até com vergonha rsrs
    Sou louca para ler O Diário de Anne Frank, mas ainda não tive oportunidade. Sei o quanto é angustiante ler relatos de pessoas que sofreram com esses fatos, mas acho muito interessante e necessário a leitura destes livros.

    Enfim, adorei a resenha!
    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lídia
      Sim, também acho muito importante ler esse tipo de livro e claro que seu momento de ler ele vai chegar!

      Beijos.

      Excluir
  5. Olá!
    Ta ai uma leitura que nunca tive curiosidade em buscar mais informações.
    Contudo sua resenha despertou uma vontade pra conhecer mais um desses clássicos.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Fico muito feliz de ter deixado você com vontade!
      Esoero que você não se arrependa..

      Beijos

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Já li diversos livros sobre este tema, inclusive a história de uma amiga da Anne Frank, mas ainda não li O diário de Anne Frank. Adorei tua resenha e pretendo ler muito em breve esta obra, que parece ser incrível.

    Beijos,
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ólá Larissa
      Sabe que agora que você comentou eu fui procurar e acho que vou ler esse livro..
      Espero que você goste

      Excluir
  7. Existe mesmo algo de mágico em ler esses diários, acredito que a Anne em si era uma pessoa muito forte pra passar por tudo o que passou. Tenho muita vontade de ler o livro, mas tô esperando o tempo certo pra finalmente pegar o livro.
    Adorei a resenha e as fotos, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Haise
      Sim é uma grande lição para todos nós!
      Que bom que gostou
      volte sempre.

      Excluir
  8. Sempre quis ler esse livro e ainda não tive a oportunidade creio que ele é muito emocionante, ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Susan você fica com as emoções a flor da pele viu?
      Espero que goste, beijos!

      Excluir
  9. vou comprar pra minha filha esse livro parece bem romântico e mostra que a maturidade pode ser passado com muita leveza, arrasou na resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá que bom que gostou
      Acho que a sua filha vai adorar!
      Beijos

      Excluir
  10. Eu já li e foi um dos melhores livros que eu já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos compartilhar desse sentimento Jéssica?
      Bate ai!

      Excluir
  11. Eu sempre quis ler esse livro só por conta do filme a culpa é das estrelas kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milly
      Dê uma oportunidade para ele vale muito a pena!

      Excluir
  12. Eu também assumo que não tenho muito o hábito de ler livros com temática entre guerras. Mas concordo que eles são importantes para que tenhamos uma nação dos absurdos que aconteceram e que façamos nossa parte para que não venha acontecer novamente.
    Já li esse livro muitos anos atrás e assim como vc me envolvi muito com a história dessa adolescente e fiquei com dó do final dela.
    Enfim foi ótimo conferir sua opinião, parabéns pela leitura e resenha.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline muito obrigada!
      Sim esse tipo de livro me deixou pensativa sobre a vida e sobre os erros que as pessoas cometeram, é importante tomarmos cuidado para não deixar tudo acontecer novamente. É um livro que nos causa muito empatia sobre o próximo.

      Excluir
  13. Oi Bruna.

    Eu ainda não tive a oportunidade este livro, mas vou ler Recordando Anne Frannk. A história é cotanda pela mulher que escondeu a família Frank dos nazistas. Tenho grande expectativa pela história, ainda após ler sua resenha que conseguiu me deixar curiosa. Vou anotar sua dica porque também quero ler o diário de Anne.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kênia

      Esse livro parece ótimo, vou anotar sua dica também.

      Excluir
  14. Oieee
    minha meta de vida é realizar essa leitura, porém ainda não tomei coragem pois não sei o que irei sentir, adorei sua resenha, em poucas palavras colocou seu sentimento sobre a obra. Fiquei bem curiosa e ansiosa, e espero tomar coragem em breve e ler essa obra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Fico feliz que tenha gostado, espero que você prepare o seu coração e de uma chance para ele que vale a pena e nos deixa uma lição para vida toda.

      Excluir
  15. Oi, Tudo bom?
    Essa narrativa é maravilhosa, amei, faz muitos anos que li, mas tenho muita vontade de reler ele, porque a história é linda demais, a resenha ficou maravilhosa, parabéns pelo post.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo sim e você?
      Muito obrigada Joyce
      É realmente um livro extraordinário.

      Excluir
  16. Oie, tudo bem?!? Que bom que você leu o Diário. Apesar do período doloroso e de todo sofrimento, não podemos deixar a história cair no esquecimento.
    Essa é a única forma que podemos evitar que isso aconteça novamente.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anastacia tudo ótimo e você?
      Concordo plenamente com você
      Beijos

      Excluir
  17. Olá!
    Esse livro está na minha lista de desejados há muitos anos! Ainda não tive a oportunidade de ler, mas sou apaixonada por livros com essa temática. Adorei conhecer suas impressões sobre a história. Só fiquei ainda mais curiosa para ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena
      Dê uma chancinha para ele porque é ótimo!

      Excluir
  18. Olá
    Nossa faz uma vida que li esse livro, e é muito lindo, mostra como ela era incrivel, tentando viver sua vida de forma normal, mesmo com a imensa anormalidade em que vivia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel
      Sim a Anne era uma garota incrivelmente forte

      Excluir
  19. Acho que eu sou uma das poucas pessoas que não tem lá muito interesse em ler esse livro. E olha que eu só vejo comentários incríveis sobre a leitura.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anaa
      Ah quem sabe um dia você mude de idéia né?

      Excluir
  20. Olá, tudo bem?
    Já li esse livro em outra versão e gostei muito do que encontrei, sabe? Fiquei muito contente por você ter curtido a leitura. Fiquei muito interessante interessada em fazer a releitura desse livro!
    Queria comprar esse livro e distribuir por todo mundo.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna
      Seria ótimo se fosse lido na escola, é uma ótima idéia né? kk
      Que bom que gostou
      Beijos

      Excluir
  21. Oi! Já li três vezes, de tanto que gosto desse livro.
    Sempre me emociono, mesmo já sabendo o final, e ver ele resenhado aqui me deixou muito feliz.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana que bom que gostou viu?
      Volte sempre querida!

      Excluir

Olá aqui é Bruna
Obrigada por deixar sua opinião , ela é sempre muito importante e será lida assim que puder .

- É proibido qualquer tipo de ofensa e palavras de baixo calão.
- Aceitamos criticas construtivas
Obrigada!

© FLORESCENDO LIVROS - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: BRUNA MACENA.
Tecnologia do Blogger.